Problemas de saúde fizeram ex-BBB perder cabelo e emagrecer 8 kg
A ex-BBB Amanda Djehdian passou recentemente por um pequeno susto ao perceber que estava perdendo muito peso e, como se não fosse o bastante, com uma notável queda de cabelo. Depois de muita investigação, os médicos chegaram a uma conclusão sobre o que está acontecendo e a famosa já foi operada e está de repouso em casa. Entenda a seguir o que aconteceu.
O que aconteceu com Amanda Djehdian?
À redação do Bolsa de Mulher, a assessoria da ex-BBB disse que, ao todo, a famosa perdeu 8 kg em consequência da formação de quatro pedras na vesícula. Outras consequências foram alterações no fígado e, ainda, queda de cabelo, sintoma que segundo a assessoria estaria mais relacionado a fatores emocionais.
Amanda fez a cirurgia no último dia 30, em São Paulo, teve alta pouco tempo depois e agora já está em casa, de repouso por 10 dias.
O que causa cálculos vesiculares
De acordo com gastroenterologista José Luiz Capalbo, coordenador do Centro de Gastroenterologia do Hospital 9 de Julho (São Paulo), a vesícula é o órgão responsável por armazenar a bile, líquido corporal que tem funções digestivas.
A bile é composta por água, sais biliares e colesterol. Quando existe algum desequilíbrio entre esses componentes, ela cristaliza. Com o tempo, essa cristalização leva à formação dos cálculos na vesícula (chamados vulgarmente de pedras).
O médico explica que não se sabe exatamente qual é o fator direto que causa as pedras, mas é comprovado que elas aparecem mais mulheres com mais de 3 filhos, pessoas obesas e indivíduos que façam regimes prolongados.
Pode mesmo cair o cabelo?
O especialista explica que não existe nenhuma relação entre os cálculos vesiculares e a queda de cabelo. Ele explica que é preciso procurar por outras possíveis causas, como deficiências vitamínicas, estresse e alterações hormonais.
Perda de peso ..

O emagrecimento, no entanto, pode ser explicado pelos cálculos na vesícula. O gastroenterologista José Capalbo explica que isso acontece porque, sempre que a pessoa se alimenta, sente uma dor abdominal muito forte, especialmente quando há ingestão de alimentos gordurosos..

O especialista explica ainda que é comum que as pessoas digam que “cirurgia de retirada da vesícula engorda”, mas, na verdade, ela só volta a se alimentar de maneira normal e, portanto, volta ao peso normal.
Outros sintomas
O médico explica que os principais sintomas de pedras na vesícula em fase inicial são dor de estômago e má digestão. Quando ocorrem complicações, essa dor se espalha para o lado direito e pode haver febre e calafrios. “É uma intolerância a comidas gordurosas, parece que a pessoa tomou um veneno”.
Tratamento é sempre cirúrgico?
Para grande maioria das pessoas com cálculo de vesícula, o tratamento consiste em cirurgia de retirada do órgão por laparoscopia ou cirurgia robótica. “Não basta apenas retirar as pedras, que voltarão se a vesícula toda não for retirada”. O procedimento cirúrgico só não é feito quando a pessoa é muito idosa, por exemplo, e as consequências da cirurgia e da anestesia são mais danosas que os sintomas dos cálculos.
Caso o cálculo seja muito pequeno, caso em que ele é chamado de microlitíase, também é fundamental que o paciente passe por cirurgia, uma vez que a pedra se move mais facilmente e pode entupir canais do fígado ou pâncreas, causando doenças mais graves.
Pele mais bonita de impressionar qualquer pessoa
Nossa dicas para você que quer ter uma alimentação mais saudável
Dicas de beleza para você se presentear nas folgas das atividades do lar
Cabelos encantadores: Dicas de quem sabe fazer
Unhas de princesa: Aprenda a cuidar como uma profissional
Dicas para fazer maquiagens como uma profissional